20 de Abril de 2011 - 14:26:59h

Alta dos juros: o que fazer com seus investimentos?

Quando os juros sobem, a Bolsa de Valores estremece. A explicação é simples. “Investir em renda fixa fica mais atrativo”, diz Pedro Galdi, estrategista-chefe da corretora SLW.

E aí muitos investidores do mercado acionário acabam repensando a estratégia de aplicação. Vão para a renda fixa, e os preços das ações caem.

Isso acontece no curtíssimo prazo. É quase como um efeito colateral do aumento dos juros.

Por outro lado, o Banco Central já sinalizou que os juros devem começar uma trajetória de queda daqui para frente. Os investidores que acompanham o mercado, então, podem decidir que, aplicar em ações pensando num horizonte maior, pode ser uma boa opção.

“Neste caso, é bom ficar de olho nas ações das empresas voltadas ao consumo interno”, afirma Galdi. Exemplos levantados pelo estrategista: Lojas Renner, Natura, Brasil Foods, Telemar. “Vale, Randon e Marcopolo também são boas alternativas”, diz Galdi.

Assim como outros analistas, Galdi acredita que o governo deva aplicar algumas medidas restritivas, como desestímulo ao crédito ou o aumento do compulsório dos bancos (é um dinheiro que os bancos precisam deixar sob guarda do Banco Central, para reduzir a oferta de crédito). “Ou as duas coisas ao mesmo tempo.”

Quem quer ir para a renda fixa neste momento, deve ficar de olho nos títulos públicos prefixados.

“Até porque a tendência é de queda dos juros. Assim, o investidor garante uma taxa maior agora para ganhar lá na frente”, afirma Claudia Kodja, sócia da Kodja Investimentos. Lá na frente, para ela, significa o longo prazo, ou seja, pelo menos uns dez anos.

Uma boa opção para montar uma carteira de investimentos é ter um tanto investido em renda fixa e outro tanto em variável. Quanto colocar em cada um destes produtos vai depender do fôlego de cada investidor.

“Mas eu arriscaria dizer que é possível colocar 40% do patrimônio em Bolsa de Valores, principalmente nas empresas de infraestrutura”, afirma Kodja. “A tendência é de que esse setor dê um bom retorno aos investidores de longo prazo.” Quem viver verá.