02 de Março de 2011 - 17:52:51h

Petrobras anuncia terminal de regaseificação na Bahia.

A Petrobras anunciou nesta terça-feira (1º) a implantação do terminal de regaseificação de gás natural liquefeito (GNL) da Bahia (TRBA). O investimento total será de US$ 706 milhões. A cerimônia de assinatura do protocolo de intenções contou com a presença da presidente Dilma Rousseff.
O novo terminal vai ter capacidade para regaseificar 14 milhões de metros cúbicos por dia. A obra faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e só vai ser iniciada em março de 2012. A expectativa de conclusão, de acordo com nota da estatal, é para agosto do ano seguinte.
Segundo a Petrobras, o projeto conta com um índice de nacionalização de 80%. Devem ser gerados 850 empregos diretos e 2,4 mil indiretos.
O TRBA vai ser instalado na Baía de Todos os Santos, a 4 km a oeste da Ilha do Frade. O terminal terá duas conexões com a malha de gasodutos, um na malha da Bahia, em Candeias, e o segundo no Gasoduto Cacimbas-Catu, trecho do Gasoduto Sudeste-Nordeste (Gasene).
De acordo com a nota da Petrobras, "a implantação neste local agregará flexibilidade e confiabilidade à operação da malha de gasodutos e possibilitará, inclusive, a exportação para a região Sudeste, se necessário".
Hoje, o país já conta com os terminais de Gás Natural Liquefeito (GNL) de Pecém (CE), com capacidade de regaseificação de 7 milhões de metros cúbicos por dia dia, e da Baía de Guanabara (RJ), com capacidade de regaseificação de 14 milhões de metros cúbicos por dia.
A partir de setembro de 2013, quando o TRBA entrar em operação, o Brasil terá capacidade de regaseificar 35 milhões de metros cúbicos por dia, volume maior que os 31 milhões importados da Bolívia.